Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Datafolha: 24% têm uma avaliação positiva do governo Lula, enquanto 41% desaprovam - Blog do Irmão Francisco


No comando: Irmão_Cast

Das 12:00 às 13:00

Datafolha: 24% têm uma avaliação positiva do governo Lula, enquanto 41% desaprovam

A pesquisa Datafolha, publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo” nesta sexta-feira (14), revela que 24% dos eleitores brasileiros têm uma avaliação positiva do governo do presidente Lula (PT), enquanto 41% expressam desaprovação.

Dentre os participantes da pesquisa, 32% classificam o governo como regular, e 2% não souberam ou não forneceram respostas.

De acordo com o Datafolha, esse é o menor índice de aprovação durante os três mandatos de Lula, além de a desaprovação atingir um recorde.

Anteriormente, em outubro e dezembro de 2005, durante o ápice da crise do mensalão em seu primeiro mandato (de 2003 a 2006), Lula registrou 28% de aprovação como ótimo ou bom. O maior percentual de avaliações negativas foi em dezembro de 2024, alcançando 34%.

A pesquisa foi feita com 2.007 eleitores de 113 cidades entre os dias 10 e 11 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2024, Lula tinha uma aprovação de 35% e uma desaprovação de 34%. Aqueles que consideraram seu governo regular foram 29%, enquanto 1% não soube ou não respondeu.

Os números são os seguintes:

Ótimo/bom: 24% (anteriormente era 35% em dezembro);
Regular: 32% (anteriormente era 29% em dezembro);
Ruim/péssimo: 41% (anteriormente era 34% em dezembro);
Não sabem: 2% (anteriormente era 1% em dezembro).
Conforme a pesquisa, em um momento similar de seu mandato, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrentava uma taxa de desaprovação semelhante: 40% consideravam seu governo ruim ou péssimo, enquanto 31% o avaliavam como ótimo ou bom.

Segmentos da pesquisa
A aprovação do governo Lula apresentou uma queda tanto entre homens quanto entre mulheres, sendo que 24% de ambos os gêneros apoiam o presidente (anteriormente eram 38% entre mulheres e 33% entre homens em dezembro).

Entre os que recebem até dois salários mínimos, o Datafolha constatou que a aprovação diminuiu de 44% para 29% entre dezembro de 2024 e fevereiro. A margem de erro para esse grupo é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Por outro lado, entre aqueles que obtêm mais de dez salários mínimos, a aprovação caiu de 32% para 18%. Essa variação está dentro da margem de erro, que é de 12 pontos percentuais para mais ou para menos.

No que diz respeito à religião, a aprovação de Lula entre católicos caiu de 48% em dezembro para 24%. A margem de erro para esse grupo é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Entre os evangélicos, a aprovação foi de 30% em dezembro e diminuíu para 21% (com uma margem neste segmento de seis pontos).

Entre os que possuem Ensino Fundamental, o levantamento indica uma queda de 15% na aprovação, de 53% para 38%. A margem de erro para esse grupo é de quatro pontos para mais ou para menos.

Na região Nordeste, onde o presidente tradicionalmente tem maior apoio, 33% dos entrevistados consideraram seu governo ótimo ou bom (anteriormente era 49% em dezembro). A margem de erro na região é de quatro pontos.

A “Folha” não divulgou dados sobre os eleitores que consideram o governo Lula “ruim ou péssimo” e “regular” em diferentes segmentos da pesquisa.

Deixe seu comentário: