Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Os alunos da rede pública estadual que se destacarem ao ingressar no ensino superior terão apoio financeiro para concluir seus cursos. Nesta terça-feira (15), o governador Carlos Brandão anunciou o Programa Bolsa e Prêmio Estudante Destaque Universitário. Os estudantes selecionados receberão um montante mensal de R$ 1.000,00 até finalizarem suas graduações.
Serão oferecidas 45 bolsas de mil reais a cada mês para aqueles que se formaram no ensino médio e obtiveram as 10 melhores notas nos vestibulares da Uema e Uemasul. Também serão contemplados no Enem, aqueles que forem aprovados em universidades federais, tanto no Maranhão quanto fora do estado, além do Prouni. A bolsa será disponibilizada até a finalização do curso superior.
Os alunos da rede pública que obtiverem o primeiro lugar em cursos presenciais no Maranhão também receberão uma premiação de mil reais. Haverá 400 prêmios a cada semestre. Ademais, todos receberão o Cartão Transporte Universitário para ajudar com os custos de deslocamento.
Essa ação visa motivar os estudantes a aprimorar seu aprendizado, reconhecendo e valorizando o desempenho daqueles que se sobressaem nos processos seletivos para o ensino superior nas escolas da rede pública estadual no Maranhão.
“Com este programa, buscaremos incentivar os alunos do ensino médio a se dedicarem mais, alcançando as melhores notas nos exames de acesso ao ensino superior. Também vamos assegurar que eles consigam continuar seus estudos, reduzindo a evasão escolar e universitária. Sendo assim, estamos criando mais oportunidades para os nossos estudantes, promovendo o acesso à educação superior para os alunos das escolas públicas”, destacou o governador Carlos Brandão.
Durante seu discurso, Brandão revelou que a ideia para a criação do programa surgiu a partir da ex-aluna do Colégio Militar 2 de Julho, Ana Theresa Fonseca Carvalhal, que, no início deste ano, foi aprovada para o curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a qual é considerada a melhor da América Latina.
“Na ocasião, recebemos Ana Theresa e nos comprometemos a oferecer uma bolsa de estudos para que ela pudesse arcar com os custos de sua permanência em São Paulo e concluir sua graduação. Temos muitos alunos na rede pública estadual que necessitam de apoio para ingressar nas principais universidades do Brasil, incluindo a Uema e a Ufma. Por esse motivo, realizamos os estudos pertinentes, e hoje estamos lançando este programa de grande importância”, comunicou Brandão.
O recente programa do governo do Maranhão será executado através da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Este foi estabelecido por uma medida provisória que recebeu a assinatura do governador Carlos Brandão durante um evento no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís, e foi encaminhada à Assembleia Legislativa.